sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Bingo Global


Segundo Luiz Gonzaga Belluzzo

Luiz Gonzaga Belluzzo é economista e professor, consultor editorial de CartaCapital, no primeiro trimestre de 2007 o estoque total de endividamento do setor não financeiro nos Estados Unidos chegou a mais de 35 trilhões de dólares, ou seja, mais do que o dobro do PIB. Esta cifra inclui, além do endividamento privado – sobretudo as famílias –, o débito público total, federal, estadual e municipal e o passivo financeiro das agências públicas encarregadas de bancar o financiamento da aquisição da casa própria. Mais impressionante foi o crescimento da dívida intrafinanceira: às vésperas da crise, o endividamento entre as instituições financeiras chegou a 120% do PIB, fruto das imprudências da alavancagem e da criatividade das inovações engendradas pelos gênios da finança.



Banda cambial I – O banco Marka ficou insolvente porque apostou na <> em 1999.
Banda IOF – De 1% a 25%. Ponto de inflexão.
Banda Cambial II – Há um excesso de dólar vendido no mercado futuro, o que leva à <>.
Banda do Bingo I – Fundos de pensão nos Eua, Grã Bretanha, Australia, Holanda e Suiça já tem ativos superior a 100% – cem – do PIB, os novos donos das empresas, dividas e do mundo.
Banda do Bindo II – No Brasil o foco é colocar a previdencia publica para escanteio e os FP saltarem dos 17 para 40% do pib. Mais dinheiro para apostar e <> dos dividendos de aposentadoria.
Banda do Bingo III – US$750 tri em derivativos contra US$65 tri de PIB global com < > todo mundo ralando o ano inteiro. Impossivel pagar qualquer divida. Impossivel remunerar o capital.
Banda 2014 – Se o IOF do Mantega for para a economia real/social, beleza. Ele é o novo presidente. Se não, vai voar – de novo – cacos de ministro e ancora cambial.

Saberemos se o ministro das finanças do PT pode ser melhor que o do PSDB.

Nenhum comentário: