quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Gestão do Conhecimmento

Informação e conhecimento embora tratados de forma intangível pode ser comparado a alimentos tangíveis, ou seja, tem data de validade.
Uma informação antiga pode estragar tudo, ou , se alocada no momentum pode ser o estado da arte. Fique esperto pois, em função do tempo podemos ter lixo na cabeça e despejar isso com consequências imprevisíveis. E quando o fazemos com convicção pode ser maior o estrago.
A Andersen Consulting virou outra empresa depois da suspeita proximidade com a finada Enron que por sua vez tratava empresa de bens tangíveis como sendo intangiveis, talvez porque as ponto-com (acreditava-se serem intagiveis) estavam na moda.
Desafio:
Em 2006 o Gartner e IDC proclamaram com linguagem didática que 50% dos datacenters no mundo teriam insuficiência de energia e refrigeração em 2008.
Adivinhem. Aconteceu e está acontecendo.
Sendo TI a principal 'industria' do primeiro mundo e de importância indiscutível nos demais (ah, nao faltou verba) como explicar?
Faltou tecnologia? Não! Faltou verba?Ja explicado! Faltou conhecimento? Não, pois neste segmento ou petroleo, por exemplo, impera state of art em tudo, logo, faltou.........
Muito bem!
Gestão eficaz do conhecimento, complicado de explicar e muito mais ainda de implementar, então vou falar de coisas simples de entender e implementar, ao menos, sem módestia vou tentar. Papel e blog aceitam tudo ;)
Gestão do Conhecimento ou outro vies emergente, principalmente os apregoados por gurus, se destinam a empresas com bons orçamentos, isto deixa de fora toda a cadeia de fornecimento/conhecimento. Para piorar algumas empresas nas ultimas decadas dedicaram tempo definindo missão/visão sem perceber que, pensando arroz com feijão, são todas empresas de informação, pois tudo, tangivel ou não, tomou forma - de novo - tangivel ou intagivel a partir de informação/conhecimento, logo, um camelo não vende coisas, vende informação que materializou-se graças à conhecimento (estudo de mercado para demanda, marketing, tendencias mesmo que feito por terceiros) do contrario ele teria materializado produtos não vendáveis.
Portanto, o primeiro passo é procurar documentar todos os "insights" seja em diario, blog ou outro meio, pois passando um(a) interessante garota(o) outra idéia brilhante só daqui só deus sabe...
Quanto melhor organizado suas informações/conhecimento pessoais, melhor para sua empresas, seu emprego, sua comunidade e o mundo, e, conhecimento eternamente armazenado na mente pode contamina-lo, como qualquer lixo.
Manifeste-se. Fale. Pense. Faça. Escreva. Compartilhe. Renove-se.

Nenhum comentário: