segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010: Águia de Ouro enaltece Ribeirão Preto e Agronegócio e Cana é refrão na Império de Casa Verde

13/02/2010 - 22h43

Águia de Ouro enaltece Ribeirão Preto e Agronegócio

São Paulo - A primeira escola a desfilar na segunda noite do grupo especial do carnaval de São Paulo, a Águia de Ouro, correu contra o tempo para fazer os últimos ajustes nos carros, alegorias e fantasias. O presidente da escola, Sidnei Carrioulo, disse que as escolas de samba vem enfrentando dificuldades na concentração do sambódromo do Anhembi, por causa do aumento do tamanho dos carros alegóricos. Ele defendeu que essa questão seja discutida entre as escolas e a prefeitura.
"É preciso que haja uma adaptação no espaço ou do tamanho dos carros. A gente entende que carnaval é uma vez por ano, mas é preciso reavaliar o espaço destinado às escolas para não atrapalhar a festa", disse. Ele contou que os carros alegóricos da Águia de Ouro tiveram de ser transportados em pequenas partes até o sambódromo, porque no caminho passam por um viaduto. Para Carrioulo, o ideal seria que as escolas pudessem montar os carros alegóricos no próprio sambódromo.
Para o desfile desta noite, a escola preparou uma leitura diferente, com as ideias do enredo mostradas claramente em cada carro. A escola homenageia Ribeirão Preto, do interior de São Paulo, e cada carro conta uma parte da história da cidade. O presidente da escola explicou que Ribeirão Preto foi escolhida porque tem muitos títulos, é considerada a Califórnia brasileira e tem uma história de prosperidade. A história da cidade será contada por alegorias que relembram desde o trabalho de escravos e imigrantes nas lavouras de café, o mineiro Santos Dumont - criado dos 6 aos 18 anos na cidade paulista -, o típico chope gelado de Ribeirão até a explosão do agronegócio na região.
O carnaval da Águia de Ouro vai contar com 3.800 integrantes espalhados em 28 alas. A escola quer impressionar logo na entrada. O carro abre-alas terá uma grande águia, símbolo da escola, com as asas estendidas sobre os cafezais. Dezesseis mulheres estarão no carro representando a deusa africana Oxum que, segundo a letra do samba, teria se banhado nos ribeirões do norte paulista e espalhado sua fertilidade pelas terras da região. Na avenida, a bateria vem com 250 componentes atrás de sua rainha, a funkeira Valeska Popozuda. Na ala das baianas, serão 120 integrantes.
Sérgio Caputo, um dos carnavalescos, mais conhecido como Gall, acredita que o desfile preparado pela Águia de Ouro deverá colocá-la no pódio. A escola azul e branca luta pelo segundo título no grupo especial do carnaval de São Paulo. O primeiro foi conquistado em 1998. No ano passado, a Águia de Ouro foi campeã do desfile do grupo de acesso e retornou ao grupo especial. Gall lembrou que o desafio foi grande este ano, em grande parte por causa da chuvas intensas em janeiro, que atrapalharam o acesso das pessoas ao barracão na Pompeia e a entrega de materiais.
O deputado federal e ex-prefeito de Ribeirão Preto, Antonio Palocci (PT), foi convidado a desfilar na Águia de Ouro, mas de acordo com Carrioulo, o político teria recusado o convite para evitar constrangimentos, uma vez 2010 é ano eleitoral e poderia sugerir que usaria o desfile para se promover.
Confira a letra do samba-enredo da Águia de Ouro:
A minha Águia é felicidade. Meu orgulho maior: paixão!
Hoje o canto da Pompeia vai ecoar.
Ribeirão Preto, para sempre vou te amar.
Ora yê yêo, mamãe Oxum
Em tuas águas nasce um grande amor
Surgindo assim esta cidade
Abençoada pelas mãos do Criador.
O negro com braço forte trabalhou
Fez prosperar a agricultura neste chão
Enfim a liberdade com a Maçonaria raiou
E os sonhos da imigração seguem os trilhos da evolução.
No Cabaré, o glamour, a França e sua magia
A Riviera num cenário magistral: o berço do carnaval!
Santos Dumont deu asas à imaginação
Desbravando a imensidão
E sob o céu de Paris
Marcou o tempo no 14 BIS
E na aliança dos povos renasce rumo ao apogeu
Ribeirão Preto se torna a capital do agronegócio nacional
No combustível, a solução pra combater a poluição
"Vitrine Cultural" reflete teus encantos e belezas
Na educação, a sapiência na esperança de um novo amanhã
És uma grande fonte de lazer, no chope a referência nacional
No Come-Fogo a vibração é geral
Nas ondas do rádio traz a comunicação
E na saúde, a evolução em busca de um futuro promissor.

--------------------------------------------------------

Império de Casa Verde tem cana no refrão

Alexandre Schneider/UOL

A modelo Gracyanne Barbosa foi rainha de bateria da Império de Casa Verde, escola fundada em 1994 no bairro homônimo da zona norte da capital (13/2/10)

Samba-enredo

Itu: Fidelíssima Terra de Gigantes

(Vinicius Cruz, Fabio LS, Beah, Bruno Ribas, Thiago de Xangô, Marcelo C. N., Belo, Chiquinho e João Osasco) Intérprete: Carlos Junior (Carlão)
Seja bem vindo, vem conhecer
Meu Tigre Guerreiro na avenida
Conta pra você
A tempos um manto tão belo se transformou
Pedras de raro valor
Somente a ciência explica o que não viu
A Era do Gelo no Sudeste do Brasil
Nas margens de um rio, quanta beleza
E os carijós, salve a natureza
Senhor olhai Outu-Guaçu a "Boca do Sertão"
Abençoai os filhos desse chão

Na cana de açucar
Fidelissima cresceu
Do café, a prosperidade
No berço da liberdade 2x

Palco de riqueza cultural
A arte em primeiro lugar
Se tornando a Roma do nosso país
Toda louvação à Santa Sé
Devoção, respeito e muita fé
Hoje é de fato o grande centro industrial
Que sustenta um lindo verde ideal: a preservação
São novos tempos, um futuro promissor
400 anos de história, que esplendor

Vem meu amor, comemorar
Com meu Império que não para de crescer
Gigante guerreira, Itu orgulho da nação brasileira
Tu és e a minha inspiração, cidade do meu coração 2x

Comentário do samba-enredo

A agremiação, penúltima escola a desfilar na segunda noite de Carnaval, vai homenagear os 400 anos da histórica cidade de Itu. A escolha do enredo foi motivada pela importância histórica de Itu. "A cidade foi no passado grande produtora de cana-de-açúcar e de café. Políticos do município tiveram importante participação na Independência e na (proclamação) República. Foi na cidade que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea", lembra o carnavalesco da escola, Marco Aurélio Ruffinn. Entre os destaques da escola estão o cantor Belo, que vai puxar o samba-enredo junto com Carlos Junior, e Graccyane Barbosa, rainha de bateria, que desfila à frente do grupo de ritmistas comandado pelo Mestre Zoinho.

História


Fundada no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo, em 1994, esta escola é a mais jovem do Grupo Especial. Foi idealizada por um sujeito conhecido como Caçapa, que mostrou sua idéia a um empresário do bairro que aceitou a empreitada e arranjou uma sede social para a escola. Em seus três primeiros anos de história, a escola ganhou três títulos (Acesso B, Grupo 4 e Grupo 3) e passou a desfilar com as escolas mais tradicionais. Em 2005 e 2006, a Império sagrou-se campeã do Carnaval paulistano. Já em 2008, ficou apenas no 9º lugar. No ano seguinte, em 2009, a escola levou ao smbódromo o enredo "É festa, é feriado, é celebração. O tigre comemora na avenida e exalta seu pavilhão. São 15 anos de paixão!" e ficou em 5º lugar.

Nenhum comentário: