sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A nova tampa da coca-cola complicou a sua vida?


Ola Coca-Cola BrasilTeam,

O discurso e objetivo da Coca-Cola esta alinhado com os objetivos corporativos e dos clientes, porém, na versão 1.0.0 da nova tampa não ele não foi alcançado quanto ao torque por dois motivos:
  1. O torque é proporcional ao "casamento" da superfície dos dedos com os da tampa.
    1. No novo modelo as "cavidades" são significativamente maiores que as "cavidades" da superfície do dedo e as áreas em contato possuem superficie de contato lisa maior que o modelo anterior, pois as pontas dos "dentes" são lisas, enquanto na tampa anterior tinham largura quer favorecia o torque.
    2. O torque pode ser mantido mesmo reduzindo a altura da tampa.
  2. O nova tampa possui formato curvilíneo da base para o topo o que implica na distribuição desproporcional, com maior enfase na base, portanto, menor área de contato/força resultando em menor torque, quando deve ser mantida reta/perpendicular, pois os dedos em contato com a tampa formam posição paralela e não inclinada.
Poderia se manter o design anterior reduzindo o uso de material na tampa e preservando o torque.

Na versão 1.0.1 da tampa o torque vai ser mantido.





Coca-Cola Brasi. Mude positivamente!




















Notícias ⟩ Fiscalização de Mídia ⟩ A nova tampa da coca-cola complicou a sua vida?

A nova tampa da coca-cola complicou a sua vida?


21 ago, 2011
  
Tampa do Refrigerante coca-cola
Tampa do Refrigerante coca-cola
A nova tampa da coca-cola complicou a sua vida?
Desde que a coca-cola  projetou está nova tampa, complicou a vida de muitos que durante a madrugada dava uma passadinha na geladeira e tomava com muita vontade este refrigerante.
Alguns dias atrás aconteceu um fato interessante dentro do supermercado – Uma senhora a minha frente disse: Está  nova tampa, complicou a minha vida, antes eu abria que era só alegria durante o jantar em família, durante as festinhas de meus filhos, hoje nem com reza eu a abro mas com está nova tampa.
Fiquei pensando se eu passo por isso está senhora também e toda a sua família, quer dizer que existem milhares de pessoas na mesma situação.
Comecei o artigo brincando com a tampa passando pela cozinha de madrugada, mas o assunto é sério, tenho certeza absoluta que o design desta nova tampa, não abre pela segunda vez este refrigerante  da coca-cola, ela tem seus benefícios de segurar sim o gás, mas o que adianta se preciso pedir ajuda para abri-la novamente, aliás todas as vezes após o primeiro contato com está nova tampa.
Se você passa por esta mesma situação por favor de retwitte leve adiante este artigo.


Agencia Criatividade Propaganda
José S Sobrinho • Uma problema tipico planejado no depto financeiro, produzido pelo depto de engenharia e entregue pelo Depto de Branding.
O Branding pode não estar integrado na Coca Cola?
Tanto pode que a CC, pela primeira vez, perdeu sua colocação entre as 10 marcas mais valiosas do mundo e despencou para a 16º posição.
Culpa dos Refrigerecos!
Será?
Quem prepara as respostas aos clientes que reclamam da tampinha problema?
Analysis of Branding:
Objetivo: Redução de custos. Qualquer mortal e eu que sou besta quero isso.
Resultados: Redução de custos e perda de funcionalidade.
POLYGUARD:
A tampa ‘PolyGuard ’ (PG), patenteada e produzida internacionalmente pela AMERICA TAMPAS é considerada pela indústria mundial de bebidas como a melhor solução técnica para assegurar a vedação e a evidência de violação das embalagens (‘tamper evidence’).
COMPACT GUARD: A nova tampa da Coca-Cola.
A tampa CompactGuard (CG) foi especialmente desenvolvida para atender a nova tendência de finishs (gargalos) mais curto para o mercado de bebidas como refrigerantes, água e sucos. Leia-se redução de custos. (Depto Financeiro)
O produto foi desenvolvido para atender as características do gargalo de PET 1881 com as mesmas características marcantes do sucesso da PolyGuard, como o lacre “tamper-evidence” e o selo de vedação flutuante.
A tampinha anterior utilizada pela CC que ninguém elogiava (mas também não reclamava) tinha maior área de contato com os dedos, e menos material que unia a tampa e o lacre (cabaço) que permanecia na garrafa após a primeira abertura/ruptura.
O desafio (correto) lançado deveria ser: Diminuir custos (Depto Financeiro) mantendo e/ou melhorando a funcionalidade (Engenharia), mas, NUNCA prejudicar a percepção do conjunto (Branding) : produto, embalagem, consolidados no conjunto anterior.
A Coca-Cola (Finanças, Engenharia, Branding e etc) admitiria diminuir seu market and mind share por menor que fosse?
A nova tampa de FATO promoveu redução nas seguintes frentes:
. - Matéria prima. Menos resina plastica. PP Polipropileno.

. - Energia. Cada Kg de PP nas injetoras que produzem as tampinhas consome 150 Kcal/h de energia na forma de água gelada para resfriar o molde que produz as tampinhas, depois que a resina é derretida para ganhar o formato final da tampa no molde.

. - Tempo. O novo molde da injetora combina menor gramagem (peso em gramas da tampa), menos vazão de água gelada e menos tempo no ciclo de produção por tampa.

. - Da satisfação do cliente com o conjunto: Produto/Embalagem.
A CC pode:
1. - Tentar levar o mercado no peito ignorando os clientes que nunca elogiaram, mas que agora passaram a reclamar de tampinhas, quando o core da CC é a experiencia de consumo de um liquido, não de uma tampinha, ou consumo de uma tampa que não ofusque o liquido, ou ainda, consumo de uma experiência:

Manipulação de embalagem e consumo de liquido.
1. - Voltar atrás com a antiga tampinha, algo facil, ja que basta recolocar os angigos moldes nas mesmas injetoras.

3 - Persistir no desenvolvimento de novo molde em vista dos ganhos ambientais ja conquistados com o uso de 30% de bioplastico de etanol nas embalagens PET (Polietileno Verde) para a produção da garrafa uma vez que o mercado ainda não pode atender 100% da demanda, ja que a nova tampa produz ganhos ambientais na forma de menos insumos (resinas não renováveis - PP polipropileno --> PP verde previsto para 2013) e menor consumo de energia nos processos produtivos já elencados, faltando apenas melhorar a experiência de manipulação do produto, um esforço continuo.
11 dias atrás






---- On Fri, 02 Sep 2011 15:42:18 -0300 SACC Fale Conosco <sacc_faleconosco@la.ko.com> wrote ---- 

Olá Jose,
A Coca-Cola agradece o seu contato!

Gostaríamos de esclarecer que as mudanças no formato da tampa foram desenvolvidas recentemente com o objetivo de reduzir o uso da resina PET (derivada do petróleo) em sua fabricação, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Ressaltamos que o controle de torque é especificado e controlado para garantirmos que todo modelo de tampa aprovado leve ao consumidor a mais adequada condição de abertura das nossas embalagens.

Como o nosso maior objetivo é garantir a melhor experiência possível com a marca, desde o início temos nos dedicado a aperfeiçoar constantemente nossos processos de produção e controles operacionais, permitindo que esse compromisso com o desenvolvimento sustentável seja refletido em produtos e serviços de qualidade, que satisfaçam adequadamente as necessidades dos nossos consumidores.
Qualquer outra dúvida, estaremos sempre disponíveis em nossos canais oficiais de atendimento.

Coca-Cola Brasil. Viva Positivamente!
 



Um comentário:

Anônimo disse...

Caros amigos da Coca Cola,

Toda vez que vou abrir a garrafa com a nova tampa, acabo machucando meu dedo indicador esquerdo. Isso não aconteceu uma ou duas vezes, mas sim todas as vezes que pretendo manusear essas tampas assassinas. Cheguei a pensar em abrir com um alicate desses de oficina mecânica. Mas enfim, gostaria de deixar registrado minha indignação, e acredito não ser o único com essa dificuldade.

Att
Sr. Kowalski